REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – SEC. CULTURA – ES
Sobre o Cliente
A Secretaria de Estado da Cultura – SECULT é um órgão da administração direta, de natureza substantiva, a qual compete a formulação, o planejamento e a implementação das políticas públicas estaduais para a área da cultura.
Desafio
Com o constante crescimento das informações, foi necessária uma reestruturação na infraestrutura da Secult para suportar as atuais e novas demandas que vem surgindo.
O ambiente legado era formado por máquinas obsoletas e fora de garantia, o que comprometia a continuidade dos negócios do órgão. Após vencer a licitação a Vixoffice forneceu e implantou uma solução de infraestrutura baseada em Chassi com o objetivo de reduzir custos de aquisição, manutenção e gerenciamento. O projeto consiste em uma infraestrutura Blade com servidores em lâmina, Armazenamento Centralizado e Virtualização do novo ambiente. A solução implantada foi a IBM Blade Center S, utilizando laminas HS23. Com um Storage integrado a solução utiliza pouco espaço em rack e consolida toda a infraestrutura de servidores, switches e Storage em um chassi com apenas 6U de altura. O ambiente foi entregue com cerca de 24TB de discos, suficientes para atender as crescentes demandas de armazenamento do Orgão. Como ferramenta de virtualização, o VMware Vsphere 5.5 foi utilizado e recursos como HA, VMotion, DRS e DPM foram configurados com o objetivo de garantir a disponibilidade do ambiente, flexibilidade em manutenções programadas e economia de energia. Para garantir ainda mais o sucesso do projeto, uma solução de backup em fita foi implementada, utilizando unidade de back automatizada IBM TS3100 com drive LTO6. Em conjunto com a unidade de backup, o Arcserve Backup R16.5 foi utilizado. Atualmente a Secult possui backup diário de todas as máquinas virtuais do ambiente, possibilitando a recuperação de um servidor completo em pouco tempo. Com o fim da implementação do projeto, a SECULT conta com uma infraestrutura de ponta, capaz de suportar as novas demandas e o crescimento do órgão. Uma infraestrutura consolidada, escalável, alto disponível e que apresenta uma performance extraordinária.