Cases

UM NOVO PADRÃO DE QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Aqui você fica sabendo de alguns “casos”, onde identificamos o problema e apresentamos a melhor solução para o nosso cliente. Todos os nossos projetos são especificamente montados em cima das suas necessidades e com o menor custo possível para sua empresa.

 

VIRTUALIZAÇÃO EM LARGA ESCALA – PRODEB – BA

prodeb_

 

Sobre o Cliente

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) foi fundada em 1º de outubro de 1973 (Lei n° 3.157), sob a forma de Sociedade de Economia Mista, sendo o Governo do Estado da Bahia o seu maior acionista.
A empresa foi criada com o objetivo de prestar serviços de processamento eletrônico de dados aos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e assessorá-los no uso da informática.
Hoje, a Prodeb conta com mais de 70 parceiros-clientes, entre órgãos e instituições dos Poderes Executivo Estadual, Legislativo e Judiciário; além de prefeituras e setor privado, sendo reconhecida como a instituição provedora de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o Governo do Estado da Bahia, seu principal parceiro-cliente.
A Companhia tem um amplo portfólio de serviços, que abrange: implantação e gerenciamento de redes; processamento e armazenamento de dados; desenvolvimento de aplicativos; capacidade de impressão de dados variáveis de alto volume (10 milhões de páginas/mês); confecção de páginas WEB; provimento de Internet; além de consultoria e suporte técnico em qualquer área relacionada a TIC.

Desafio

A Prodeb fez recentemente um investimento em uma nova sala cofre de aproximadamente 180M², para atender as demandas com maior segurança e confiabilidade.
Como parte desse processo de reestruturação e em parceria com a Secretária de Educação do Estado da Bahia a Prodeb desenvolveu um projeto para aquisição de um super servidor (High End) capaz de suportar virtualização em larga escala. O objetivo dessa máquina é suportar as crescentes demandas da Secretária de educação, além das demandas da própria Prodeb de forma a garantir alta disponibilidade e performance. A Vixoffice Tecnologia após vencer o pregão, conseguiu entender as necessidades da Prodeb e entregar uma máquina ainda mais robusta e performática. O equipamento utilizado foi um IBM x3950 X6 com 8 Processadores com 15 núcleos cada, totalizando 120 núcleos de processamento e 1TB de memória. A máquina foi configurada para trabalhar como 2 servidores distintos de forma a garantir a alta disponibilidade no cluster. Com essa divisão cada servidor ficou configurado com 4 processadores e 60 núcleos e 512GB de memória. Como parte da solução o VMware Vsphere Enterprise Plus foi adquirido e implementado. A Vixoffice Tecnologia foi responsável pela entrega da solução, instalação física e lógica na sala cofre, além do treinamento para a equipe. Como a máquina é projetada para virtualização e processamento em larga escala é possível crescer a quantidade de memória que atualmente está em 1TB para até os impressionantes 12TB de memória RAM. A Prodeb atualmente é um dos poucos clientes na américa latina a possuir um equipamento desse porte e a Vixoffice Tecnologia, está entre alguns poucos parceiros mundiais da IBM a desenvolver projetos com esse tipo de equipamento.

CONSOLIDAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – UEFS – BA

uefs

Sobre o Cliente

Instalada no Portal do Sertão desde 1976, a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS – nasceu como resultado de uma estratégia governamental com o objetivo de interiorizar a educação superior, até então, circunscrita à capital, Salvador.
A UEFS possui hoje sete módulos onde são desenvolvidos as atividades acadêmicas e Centros Administrativos I, II e III onde são desenvolvidas atividades administrativas. Conta ainda com um Centro de Informática, Parque Esportivo, Prédio da Biblioteca, Creche, Centro de Educação Básica, Residência Universitária, Observatório Astronômico, Estação Climatológica, Centro de Treinamento Xavantes, Sede de Educação Ambiental, Centro Universitário de Cultura e Artes, Museu Casa do Sertão e seis Clínicas Odontológicas.
Com objetivo de formar e capacitar novos profissionais a UEFS oferece vários Cursos de Graduação, além dos Cursos de Pós-Graduação onde constam Especializações, Mestrados e Doutorados.

Desafio

Com o constante crescimento das demandas da universidade inclusive com os módulos de educação a distância, foi necessário modernizar toda a infraestrutura de datacenter da UEFS, com o objetivo de consolidar o ambiente, melhorar a administração e atender com melhor qualidade as atuais e novas demandas por processamento e armazenamento.
Após vencer o edital a Vixoffice Tecnologia entregou uma solução de ponta com equipamentos da mais alta tecnologia. Como o objetivo era consolidar o ambiente, uma infraestrutura de servidores em chassi foi configurada, possibilitando o crescimento horizontal da solução com a adição de novas lâminas (blades) de processamento. Esse tipo de solução apresenta inúmeras vantagens como economia de energia, espaço físico, ar condicionado, portas de switch de alta performance dentre outros. Para o ambiente da UEFS um chassi IBM Blade Center H foi entregue. Esse chassi é capaz de comportar até 14 servidores com 2 processadores e até 768GB de memória cada.
Para compor a solução, foram utilizadas 6 laminas IBM HS23 com 128GB de memória cada além de uma lâmina IBM Power PS700 com processamento Risc. A infraestrutura está conectada a uma SAN (Storage Area Network) de 8Gbps formada por 2 switches de alta performance. Também conectada a SAN para prover armazenamento foi utilizado um Storage IBM Storwize v7000 com cerca de 22TB brutos de disco, que possui expansão para até 480 discos. Para garantir o melhor aproveitamento e utilização dos recursos adquiridos, a VMware foi escolhida como plataforma de virtualização. Utilizando a versão Enterprise Plus do Vsphere a Vixoffice Tecnologia entregou um cluster formado por 6 nodes de processamento, 768GB de memória no total, capaz de suportar toda a operação do Campus. Recursos como o DRS e DPM fazem com que os recursos sejam utilizados de forma adequada, sempre balanceando os servidores entre as lâminas, além de possibilitar o desligamento de algumas delas em momentos com menor utilização, trazendo o benefício da economia de energia sem comprometer a performance do ambiente.

A UEFS conta atualmente com uma infraestrutura de ponta, com alta tecnologia e pronta para suportar o crescimento das demandas. A nova infraestrutura atende aos requisitos de alta disponibilidade e escalabilidade, além de alta performance, gerenciamento aprimorado e segurança.

REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – LUCIO’S ROLAMENTOS – ES

lucios 

Sobre o Cliente

Fundada em 1973, pelo diretor João Francisco Lúcio, a Lúcio’s Rolamentos surgiu numa época marcante da história econômica do Espírito Santo, quando se iniciava um salto desenvolvimentista liderado pela Companhia Vale do Rio Doce – CVRD.

Hoje a Lúcio’s não é apenas mais um “rolamenteiro” no mercado, mas uma empresa focada em soluções. Oferecem a mais completa linha de produtos para transmissão de potência e manutenção: rolamentos, mancais, buchas, correntes de transmissão, polias, sprockets (rodas dentadas e engrenagens), tambores de transporte, acoplamentos, motoredutores, sistemas de alinhamento e geometria de máquinas (Easy-laser), sistemas de coleta, monitoramento e análise de vibração (One Prod-Acoem), silicones, adesivos e revestimentos químicos (ITW), para citar alguns.

Desafio

A Lucio’s contava com uma infraestrutura com equipamentos IBM obsoletos, sem alta disponibilidade. A Vixoffice foi responsável pelo desenho da solução para atender ao novo datacenter.

Após levantamento das necessidades de volumetria e performance, os equipamentos foram dimensionados e adquiridos. A Vixoffice começou o trabalho de implementação e migração do ambiente obsoleto para o novo ambiente. O novo ambiente conta com uma infraestrutura com 2 servidores rack IBM X3550 M4 com 128GB de memória cada, Storage IBM STORWIZE V3700 Fiber Channel com discos SAS de alta performance e cerca de 6TB líquidos, Backup em Fita LTO6 com IBM TS3100 com capacidade de armazenamento de até 144TB, VMware Vsphere 5.5, solução de Software de Backup Arcserve 16.5. Após implementação do novo ambiente e configuração do cluster, todas os servidores e serviços foram migrados da versão 3.5 da VMware, para nova infraestrutura. A atual infraestrutura foi projetada para não haver ponto único de falha, contando com dois servidores físicos conectados ao Storage com duas controladoras através de dois caminhos fiber channel. A atual infraestrutura apresenta uma performance muito superior, com possibilidade de escalabilidade e crescimento do ambiente. O backup completo do ambiente de máquinas virtuais e banco de dados é feito diariamente em aproximadamente 2 horas, possibilitando a restauração de uma máquina virtual inteira, ou apenas um arquivo.

A Lucio’s conta atualmente com uma infraestrutura de ponta, com recursos tecnológicos avançados para atender as necessidades da companhia que está em constante crescimento.

 

REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – SEC. CULTURA – ES

Sobre o Cliente

A Secretaria de Estado da Cultura – SECULT é um órgão da administração direta, de natureza substantiva, a qual compete a formulação, o planejamento e a implementação das políticas públicas estaduais para a área da cultura.

Desafio

Com o constante crescimento das informações, foi necessária uma reestruturação na infraestrutura da Secult para suportar as atuais e novas demandas que vem surgindo.

O ambiente legado era formado por máquinas obsoletas e fora de garantia, o que comprometia a continuidade dos negócios do órgão. Após vencer a licitação a Vixoffice forneceu e implantou uma solução de infraestrutura baseada em Chassi com o objetivo de reduzir custos de aquisição, manutenção e gerenciamento. O projeto consiste em uma infraestrutura Blade com servidores em lâmina, Armazenamento Centralizado e Virtualização do novo ambiente. A solução implantada foi a IBM Blade Center S, utilizando laminas HS23. Com um Storage integrado a solução utiliza pouco espaço em rack e consolida toda a infraestrutura de servidores, switches e Storage em um chassi com apenas 6U de altura. O ambiente foi entregue com cerca de 24TB de discos, suficientes para atender as crescentes demandas de armazenamento do Orgão. Como ferramenta de virtualização, o VMware Vsphere 5.5 foi utilizado e recursos como HA, VMotion, DRS e DPM foram configurados com o objetivo de garantir a disponibilidade do ambiente, flexibilidade em manutenções programadas e economia de energia. Para garantir ainda mais o sucesso do projeto, uma solução de backup em fita foi implementada, utilizando unidade de back automatizada IBM TS3100 com drive LTO6. Em conjunto com a unidade de backup, o Arcserve Backup R16.5 foi utilizado. Atualmente a Secult possui backup diário de todas as máquinas virtuais do ambiente, possibilitando a recuperação de um servidor completo em pouco tempo. Com o fim da implementação do projeto, a SECULT conta com uma infraestrutura de ponta, capaz de suportar as novas demandas e o crescimento do órgão. Uma infraestrutura consolidada, escalável, alto disponível e que apresenta uma performance extraordinária.

 

 

REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – RDG – SERRA – ES

 rdg

 

Sobre o Cliente

A RDG ACOS DO BRASIL S/A iniciou suas atividades focada no comercio de materiais de construção, especializando-se na comercialização e distribuição de produtos siderúrgicos. A RDG evoluiu e cresceu e atualmente está posicionada entre as maiores empresas do segmento, possuindo filiais nas principais cidades capixabas, além de filiais em estados como: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. A empresa sempre investiu em sua logística, permitindo atender toda a região sudeste do país além de boa parte do nordeste. As instalações possuem equipamentos modernos de movimentação e armazenagem de produtos. Outro ponto forte é a frota própria, que torna a entrega muito mais rápida.

Além da RDG outras empresas fazem parte do grupo empresarial, tais como: Perfilados Rio Doce S/A, Centralfer – Central de Ferro LTDA e Transcampo – Transportadora Campo LTDA.

Desafio

Com o constante crescimento do Grupo RDG, foi necessário a aquisição de um novo sistema ERP para melhor atender as necessidades do grupo. Após análise de vários fabricantes o SAP foi escolhido. Com a substituição do sistema ERP uma nova infraestrutura foi necessária, para centralizar as operações de todas as empresas do grupo. Foi ai que começou a parceria entre a Vixoffice e o grupo RDG. A Vixoffice em conjunto com o gerente de tecnologia do grupo Hugo Junior, dimensionaram os equipamentos necessários para essa reestruturação. A solução deveria ser composta por unidades de processamento, virtualização, armazenamento, segurança, interconexão e backup. A Vixoffice apresentou a melhor proposta com os melhores produtos e serviços e foi escolhida pelo grupo como o parceiro para conduzir o projeto. O projeto final foi composto por uma solução de infraestrutura consolidada em Chassi IBM Flex System, composto por 4 nodes de processamento x240. Como solução de armazenamento o IBM STORWIZE V7000 foi escolhido, combinando discos SAS, SAS NL e SSD foi possível entregar um mix de performance e grande volume de área de armazenamento. Como solução de virtualização, a VMware foi escolhida como fornecedor. O Cluster VMware atualmente é formado 4 nodes de processamento e possui funcionalidades como Alta disponibilidade, migração a quente, migração a quente entre discos dentre outras. Outro grande desafio para a Vixoffice era a interconexão segura entre a matriz e filiais do grupo. As filiais são conectadas de várias formas dentre elas, links de internet WAN e Fibra óptica. O desafio foi aceito pela Vixoffice e entregue. A solução é composta por interconexão VPN segura com um gerenciamento centralizado, que possibilita ao administrador através de uma única console fazer alterações e monitoramento em todos os equipamentos do grupo. Como solução de backup o Arcserve backup foi escolhido, possibilitando o backup completo das máquinas virtuais. Atualmente todos os dados do ambiente VMware são copiados diariamente para uma unidade de backup IBM TS3100 com drives LTO6 e possibilitam a restauração completa de uma máquina virtual ou apenas arquivos contidos nela. A última fase do projeto será a reestruturação da rede lógica, que será composta por uma infraestrutura de switches HP Networks com camada Core e Acesso para garantir maior performance e segurança para a rede lógica.

A RDG conta atualmente com uma infraestrutura de ponta, com alta tecnologia e pronta para suportar o crescimento da empresa. A nova infraestrutura atende aos requisitos de alta disponibilidade e escalabilidade, além de alta performance, gerenciamento aprimorado e segurança.

A Palavra do cliente

“O Grupo RDG está muito satisfeito com as soluções técnicas apresentadas pela VixOffice. Desde o atendimento comercial até a entrega final da solução adquirida, é dispensada a devida atenção, com forte alinhamento ao negócio do cliente. Ponto forte a se destacar é a troca de conhecimentos tecnológicos que o parceiro concede ao cliente, tornando assim a relação mais confiável e sólida a cada dia.”

Hugo Junior

Gerente de Tecnologia

REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – SAMP – VITORIA – ES

 

samp

Sobre o Cliente

A SAMP Assistência médica foi fundada em 1986 em São Paulo e começou suas atividades no Estado do Espirito Santo em 1994. Com apenas 2 anos de atuação já havia conquistado 10.000 clientes. A SAMP conta hoje com cerca de 180 mil clientes em todo o estado do Espirito Santo, com uma estrutura de clinicas próprias é hoje referência em atendimento no estado.

 

Desafio

A parceria entre a Vixoffice e a SAMP começou em 2013 durante um projeto de reestruturação da rede lógica da empresa. A Vixoffice forneceu os novos switches Cisco Catalyst que substituíram a antiga infraestrutura de rede. Após o projeto dos switches a parceria continuou e ficou ainda mais forte, a Vixoffice foi responsável pelo projeto de reestruturação do datacenter da SAMP, fornecendo consultoria, equipamentos e implementando a nova infraestrutura. O novo ambiente é composto por um cluster VMware com 3 hosts, cada servidor possuir 128GB de memória e 2 processadores 8 core para atender as demandas computacionais do ambiente, além de Storage em disco com capacidade liquida de 29TB em discos rápidos. O ambiente foi projetado para suportar o atual ambiente e as demandas de crescimento da empresa que está passando por uma expansão. Um pré-requisito do projeto era a alta disponibilidade, tendo em vista que o ambiente é crítico com operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Para atender essas necessidades um cluster com 3 nós foi montando, conectado à um Storage com controladoras redundantes, através de uma SAN iSCSI também redundante. Como hypervisor a SAMP optou pelo VMware Vsphere em sua versão 5.1.

Além da reestruturação do Datacenter a Vixoffice também foi responsável pela implementação do novo ambiente de desktops virtuais, para atender as necessidades dos usuários externos. Como solução de Virtualização de desktops, a SAMP optou pelo VMware Horizon View, garantindo máxima performance e integração com o ambiente VMware Vsphere.

A SAMP conta atualmente com uma infraestrutura de ponta, com alta tecnologia e pronta para suportar o crescimento da empresa. A nova infraestrutura atende aos requisitos de alta disponibilidade e escalabilidade, além de alta performance e gerenciamento aprimorado.

 

REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – HOSPITAL SANTA RITA – VITORIA ES

Santa Rita

 

Sobre o Cliente

O Hospital Santa Rita, instituição filantrópica com 43 anos de história e reconhecida em todo o Estado do Espírito Santo como referência em tratamentos contra o câncer.

Desafio

A principal necessidade prática do hospital era aumentar a produtividade de seu ambiente de tecnologia, melhorar e tornar mais rápido o atendimento às demandas internas, que vão desde o agendamento de consultas e exames até o controle de estoque de materiais. “A nossa infraestrutura tinha alguns problemas de performance, processamento e backup – que por vezes exigia a suspensão das atividades do sistema central para ser concluído, o que impactava bastante o funcionamento de diversos outros processos –, além de não possuir mais recursos disponíveis para expansão e desenvolvimento de novos projetos que melhorariam ainda mais a experiência do usuário da instituição”, destaca Renzo Zerman, gerente de TI do Hospital Santa Rita.

Assim, a VixOffice desenvolveu um projeto que atualizou todo o parque de servidores e storage do Hospital Santa Rita, equipamentos essenciais aos serviços disponibilizados para os clientes, fornecedores e prestadores de serviço. A solução IBM incrementou a performance de acesso ao banco de dados e diminuiu expressivamente o tempo de resposta das consultas e rotinas diárias. Algumas atividades, como a do controle de estoque realizado pelo almoxarifado, que baixou de 45 minutos para 10, impactaram diretamente no trabalho das equipes internas.

Os novos sistemas possibilitam também a implementação de diversas melhorias nas atividades do hospital. Alguns exemplos que merecem especial atenção são: a implantação de uma nova versão de prontuário eletrônico para os médicos oncologistas, que entrou em funcionamento no final de 2013, e a instalação de um sistema de painéis, que integrará e disponibilizará informações e indicadores nas recepções, postos de enfermagem e centro cirúrgico do hospital Santa Rita.

Outro benefício do projeto é a segurança do novo sistema de backup. Antes, os backups eram sobrepostos e, como não havia tempo para gravação em fitas, os dados armazenados eram mantidos no mesmo local que o banco de dados principal. “Agora, os processos são concluídos em apenas três horas, não exigem que as atividades do sistema sejam suspensas e os dados são gravados em um sistema de armazenamento em fitas, o que proporciona mais integridade às informações da instituição”, pontua Zerman. As rotinas de fechamento mensal aumentaram sua performance em mais de 80% e houve melhora substancial na produtividade dos usuários.

Do ponto de vista técnico, agora o sistema disponibiliza recursos para a criação de novas máquinas virtuais e maior espaço em disco, além de estar totalmente preparado para ser replicado em outro data center e para aumento das atividades no futuro sem que seja necessário investir em novos equipamentos. O projeto implementado pela VixOffice no Hospital Santa Rita inclui três servidores System x3550 com processadores Intel Xeon M4, storage IBM Storwize V7000 com 2 gavetas de expansão, um sistema de armazenamento em fita TS3100 LTO6 e dois Switch SAN 24B.

REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – PROTEINORTE ALIMENTOS S.A – LINHARES ES

proteinorte_logo

Sobre o Cliente

A Proteinorte Alimentos S.A é uma empresa capixaba com mais de 30 anos de história situada em Linhares no interior do Estado. Sua atividade principal é voltada para a avicultura e possui hoje o título de maior abatedouro avícola do Espirito Santo, com capacidade atual de abater 75 mil aves /dia. A Proteinorte é responsável por cerca de 14% da produção total de frangos do Espirito Santo.

A Proteinorte conta com uma estrutura própria com 65 aviários com capacidade de alojamento de carca de 1,5 milhões de aves.

 

Desafio

A parceria entre a Vixoffice e a Proteinorte, começou no final de 2012 quando fomos contratados para auxiliar no dimensionamento da modernização do novo datacenter da Proteinorte.

A empresa contava com uma infraestrutura defasada, com equipamentos obsoletos, fora de garantia e sem alta disponibilidade. Por conta dos equipamentos defasados alguns problemas de performance principalmente no ambiente de banco de dados SQL Server começaram a impactar na produção do ambiente. Após levantamento das necessidades de volumetria e performance para o Storage e memória dos hosts, os equipamentos foram adquiridos pela Proteinorte e a Vixoffice começou o trabalho de implementação e migração do ambiente obsoleto para o novo ambiente. O novo ambiente conta com uma infraestrutura com 2 servidores rack com 128GB de memória cada, Storage Fiber Channel com discos SAS de alta performance, Backup em Fita LTO6 com capacidade de armazenamento de até 144TB, VMware Essentials Plus como Hypervisor de virtualização e Arcserve como solução de backup. Após implementação do novo ambiente e configuração do cluster, todas os servidores e serviços foram migrados para nova infraestrutura virtualizada. A atual infraestrutura foi projetada para não haver ponto único de falha, contando com dois servidores físicos conectados ao Storage com duas controladoras através de dois caminhos fiber channel. A atual infraestrutura apresenta uma performance muito superior, com possibilidade de escalabilidade e crescimento do ambiente.

Além da infraestrutura de servidores, a Vixoffice também foi responsável pela reestruturação da segurança lógica da Proteinorte, com a substituição da antiga infraestrutura de firewall baseada em software livre, por solução de firewall UTM em appliance. A solução de firewall também foi projetada com alta disponibilidade, utilizando dois appliances na solução principal. A escolha por uma solução UTM (Gerenciamento Centralizado de Ameças), trouxe maior segurança para o ambiente interno da empresa e melhor gestão dos recursos como link de internet. Complementando a segurança do ambiente a Vixoffice implementou o Kaspersky Endpoint Protection como parte da solução de segurança.

A Proteinorte conta atualmente com uma infraestrutura de ponta, com recursos tecnológicos avançados para atender as necessidades da companhia que está em constante crescimento, além do suporte de 3º nível da Vixoffice Tecnologia com monitoramento continuo do ambiente.

REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – LIPETRAL – LINHARES – ES

john-deere

Sobre o Cliente

A Lipetral Linhares é uma concessionaria John Deere especializada em vendas de tratores, peças e implementos agrícolas além de prestar assistência técnica. Situada em Linhares no norte do Espirito Santo, com filiais em Venda Nova do imigrante também Espirito Santo e Teixeira de Freitas na Bahia. A Lipetral contava com uma infraestrutura de servidores obsoleta e sem garantia, trabalhando no seu limite.

Desafio

Uma nova sede foi construída e junto um novo datacenter, com Piso elevado, Ar condicionado redundante e Cabeamento estruturado. Visando melhoria de desempenho, escalabilidade e alta disponibilidade, foi implementado no novo ambiente uma solução de virtualização baseada nas tecnologias VMware. Utilizando 2 Servidores e um Storage para armazenamento foi possível criar uma infraestrutura escalável e com alta disponibilidade. Foi utilizada na Lipetral a versão 5.1 do VMvware Vsphere.

 

Após nova infraestrutura implementada, foi feita a conversão das maquinas físicas para virtuais, utilizando P2V, migração do ERP e Banco de dados para uma nova maquina virtual com distribuição Fedora. A melhoria foi perceptível já de imediato para os usuários, pois o acesso ao sistema e as consultas estavam mais rápidas. Além da nova infraestrutura também foi implementada uma solução de backup baseada em fita LTO5 utilizando o Symantec Backup Exec.
Hoje a Lipetral conta com uma infraestrutura de ponta, escalável e com alta disponibilidade. Os objetivos do projeto foram alcançados e a total satisfação por parte da Lipetral.

SOLUÇÃO DE ANTIVIRUS – SADA TRANSPORTES – BETIM – MG

 

 

00043

Sobre o Cliente

SADA Transportes é uma empresa especializada em transportes e armazenagem, localizada em Betim – MG. Atualmente tem em sua frota mais de 1200 carretas e presta serviço para grandes empresas como a Fiat. O grupo SADA é composto por aproximadamente 10 empresas e possui um parque atual de mais de 1000 usuários em sua rede corporativa.

 

Desafio

Com uma rede grande e complexa a SADA estava passando por vários problemas de infecção de vírus e Malwares que geravam tráfego excessivo na rede, maquinas infectadas atacando outas máquinas na rede, exclusão de arquivos de sistema por parte do antivírus, problemas de parada de sistema ERP e TS por conta de remoção ou modificação de arquivos e alto trafego na rede.

 

A Vixoffice foi contratada para resolver esse problema que estava gerando transtornos para os usuários e para a empresa. A solução para o problema foi à substituição da antiga solução de antivírus por uma solução de segurança corporativa da Kaspersky Lab. A solução foi toda customizada para atender as necessidades da SADA, com politicas de segurança bem definidas, regras de firewall, bloqueio de aplicações, controle de dispositivos USB dentre outros.

 

Com um gerenciamento centralizado, é possível gerar relatórios personalizados e controlar todas as estações de trabalho e servidores gerenciadas pelo Kaspersky Security Center. A implantação foi feita seguindo as melhores praticas do fabricante. Com regras de atualização de hora em hora a Kaspersky LAB identifica novas ameaças e disponibiliza soluções mais rápido que qualquer outro fabricante. O ambiente pós implantação esta protegido contra vírus, malwares e outras ameaças.

 

REESTRUTURAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – SOLIDUS ENGENHARIA – LINHARES – ES

A Solidus Construções é uma empresa do ramo de construção civil situada no norte do Espirito Santo que contava com uma infraestrutura de TI bastante defasada que já não suportava mais as demandas de processamento da empresa. A Vixoffice foi convidada para analisar o atual ambiente e apresentar um projeto que contemplasse uma melhoria, já prevendo futuros crescimentos e expansão da empresa. Após estudo e análise do ambiente, foi proposto para a Solidus construções um projeto que englobava total reestruturação do ambiente, com aquisição de novos servidores, Storage, Solução de Backup Automatizado, Novos nobreaks para suportar a nova estrutura com autonomia de 4 horas, além da reestruturação da segurança de borda com novos Firewalls em appliance para garantir melhor segurança dos usuários e serviços na internet.

 
O projeto foi aprovado e a Vixoffice deu inicio a implantação do novo ambiente. O primeiro passo foi instalar o Storage IBM e o ambiente Virtualizado clusterizado com o VMware Vsphere 5. Após esta etapa concluída foi possível migrar os serviços existentes para o novo ambiente, trazendo um ganho de performance incrível para o usuário final. Essa migração ocorreu de forma transparente para o usuário, não impactando em nada o funcionamento da empresa. Com a migração totalmente concluída foi possível perceber um ganho em poder de processamento por parte da aplicação ERP e banco de dados que agora rodam sobre um ambiente com 6 núcleos de processamento em ambiente Clusterizado e com Alta disponibilidade.

 

A segunda parte do projeto foi a substituição da antiga solução de firewall do cliente por uma nova solução UTM baseada em Hardware com Alta disponibilidade. Para o ambiente da Solidus foram utilizados 2 Appliances da Sonicwall com recursos de Firewall, Gateway antivírus, Filtro de conteúdo, IPS/IDS e VPN. Esses appliances foram configurados para prover Alta disponibilidade em caso de falha de um deles. Com a solução UTM implantada o cliente tem um nível de proteção aprimorado em todas as 7 camadas do modelo OSI, além de garantir um gerenciamento aprimorado e centralizado das possíveis ameaças.

 
Após novo ambiente totalmente em produção foi possível implementar a solução de backup baseada em fita. Foi utilizado no projeto uma Tape Library IBM com capacidade para 24 cartuchos LTO5 e como solução de Software, foi utilizado o Arcserve Backup da CA. O resultado final foi um plano de backup de maquina virtual diário com taxa de transferência média de 500GB por hora.

SOLUÇÃO DE BACKUP – PREFEITURA DE SANTA Mª DE JETIBÁ – ES

A Prefeitura de Santa Maria necessitava de uma solução de backup que fosse confiável, que permitisse um gerenciamento centralizado, de fácil operação e que permitisse uma rápida restauração em caso de desastre ou perda de dados.A Vix Office propôs à Prefeitura a aquisição de uma solução de backup automatizada em fita, juntamente com um software que lhe permitisse criar, modificar e gerenciar rapidamente seus backups.

 

 

A solução ofertada pela Vixoffice foi uma Tape Autoloader IBM TS3100 LTO5 com capacidade para armazenar 24 cartuchos. A tecnologia LTO5 é a melhor solução de cartuchos de dados atualmente, ela possui capacidade de armazenamento de 3TB em modo de compressão em um único cartucho. A Prefeitura hoje possui capacidade de armazenamento de backup em fita de 72TB. Como parte da solução de backup, foi ofertado o CA Arcserve Backup R15 que é uma solução líder de mercado.

 

Através do Arcserve a prefeitura automatizou e centralizou os backups. Através do Arcserve a prefeitura faz backup de todos os arquivos contidos nos servidores, backup online das bases de dados SQL, backup das caixas postais do Microsoft Exchange e backup completo das máquinas virtuais no ambiente VMware. Em caso de desastre uma máquina virtual pode ser rapidamente restaurada em outro servidor garantindo a recuperação do ambiente em pouco tempo. Hoje a prefeitura de Santa Maria conta com uma solução de backup altamente confiável, que lhe garante segurança dos dados e servidores virtuais.

VIRTUALIZAÇÃO DE INFRAESTRUTURA – PREFEITURA DE SANTA Mª DE JETIBÁ–ES

A Prefeitura municipal de Santa Maria de Jetibá necessitava renovar os equipamentos de seu Data Center, pois a estrutura estava obsoleta e com problemas de performance. Após análise do ambiente foi possível constatar e desenhar uma solução que resolvesse esses problemas.

 

A solução proposta foi aquisição de novos servidores com alto poder de processamento e com grande capacidade de memória, além da virtualização do ambiente para garantir máxima utilização dos recursos de Hardware disponíveis. Como solução de servidores foram utilizados os IBM x3650 M3, e como Software de Virtualização VMware VSphere 4.1 Essentials Plus.

 

O projeto consistia na virtualização dos servidores atuais e na atualização dos controladores de domínio para Windows 2008 R2. Os seguintes servidores foram virtualizados: servidores de arquivos, banco de dados SQL Server, Exchange, Controladores de Domínio e servidores de aplicação.

 

Após finalização e testes do novo ambiente, tivemos uma ganho significativo em performance que foi percebido pelos usuários do sistema ERP. O ambiente passou a ser totalmente gerenciável e monitorado pela equipe de TI da prefeitura. Além da virtualização a Vixoffice implementou na Prefeitura uma solução de Firewall e Filtro de conteúdo baseada em software livre de fácil gerenciamento, para garantir máxima segurança do ambiente.

 

Com essa implantação a Prefeitura está economizando R$ 36.000,00 ao ano valor que era pago na antiga solução de firewall.

SOLUÇÃO DE BACKUP – ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA – VITÓRIA

Instalação e Configuração de Solução de Backup em fita de dados. No projeto foi utilizado Tape Library IBM TS3200 com capacidade para 48 fitas LTO 4, Conectada a rede SAN através de Fibre Channel.

 

O software utilizado para gerenciar a Tape foi o Data Protector. O objetivo do projeto era automatizar o backup, trazendo segurança, velocidade e confiabilidade em caso de recuperação de desastre.

Nossos clientes

INSPIRAÇÃO PARA O DIA A DIA

  • Unimed
  • unimed-sul
  • avista
  • 00006

Depoimentos

COM A PALAVRA, CLIENTES SATISFEITOS

  • “Estamos conectados a um mundo de diversos sistemas cooperativos e cada qual com as suas peculiaridades. Sendo assim, o profissional de TI necessita manter um bom networking para dar conta de toda essa demanda, e é aí que entra uma boa parceria profissional.
    A VixOffice tem sido uma parceira muito importante no desenvolvimento dos projetos de tecnologia da nossa empresa, seus profissionais técnicos dominam as tecnologias das quais comercializam e o setor comercial não mede esforços para atender a necessidade do cliente.
    Estou satisfeito com os projetos realizados até então, parabéns!!!”

    Marcos Lisboa

    Coordenador de TI

    Eximbiz Comercio Internacional S.A

  • “O Grupo RDG está muito satisfeito com as soluções técnicas apresentadas pela VixOffice. Desde o atendimento comercial até a entrega final da solução adquirida, é dispensada a devida atenção, com forte alinhamento ao negócio do cliente. Ponto forte a se destacar é a troca de conhecimentos tecnológicos que o parceiro concede ao cliente, tornando assim a relação mais confiável e sólida a cada dia.”

    Hugo Junior

    Gerente de Tecnologia

    Grupo RDG

  • “Temos a satisfação de contar com os serviços prestados pela Vixoffice. São mais de 4 anos de parceria, contando com a atenção e conhecimento da equipe para nos auxiliar no suporte técnico e implementação do nosso parque computacional, bem como atendendo a todas nossas expectativas no que tange a aquisição de novos equipamentos com preço e qualidade”

    Danyelle Bispo Rocha de Oliveira

    Gerente Administrativa

    Diamond Power do Brasil